fbpx

Treinando seu cão para curtir o banho

No post anterior vimos aqui no blog dicas para o banho do seu cachorro. Sabemos, porém, que nem todo cão gosta de banho e que, se feito incorretamente, pode até ser uma experiência traumática; mas sabemos que é possível condicioná-lo a aproveitar o tempo da higiene.

Acostume o cão ao manuseio

Ensine seu cachorro a sentir-se confortável com o manuseio em geral, dando leves tapinhas e acariciando partes diferentes do corpo. Elogie e recompense-o por ser calmo e permitir que você lide com ele. Vá devagar, batendo-o na região do peito, ombros, lados e costas, trabalhando gradualmente para outras áreas, como cada perna – quando estiver confortável com isso, tente levantar, brevemente, uma de cada vez e veja a reação do animal. Com o passar do tempo, você pode estender isso para as outras partes do corpo, como as abas das orelhas.

Continue elogiando e recompensando (com petiscos, por exemplo) o comportamento calmo e quando seu cão permitir manuseio geral. Isso o tornará menos propenso a reagir quando você tocá-lo nessas áreas durante o banho.

Apresente o cão ao banho

Ao apresentar o seu cachorro ao banho, vá devagar e recompense-o com elogios e guloseimas por estar calmo e tolerar o processo. Isso o ajudaráa associar o banho a coisas positivas, tornando a experiência agradável e mais fácil para vocês dois. Mantenha a calma e fale com o animal em um tom positivo, ajudando-o a relaxar.

Comece introduzindo seu cão a tudo que você vai usar, um item de cada vez: baldes, shampoo e condicionador, mangueira, tapete antiderrapante, toalhas e banheira. Você pode colocar o cão na banheira sem água para que ele se acostume com o ambiente. Você pode ligar a mangueira quando o cão estiver por perto, para que ele possa ver e ouvir a água corrente. Ser apresentado gradualmente às coisas relacionadas ao banho de forma positiva e calma é a melhor maneira de treinar seu cão. E não se esqueça dos elogios e petiscos como recompensa.

Dica valiosa!

Antes da hora do banho, que tal um passeio? Todo cão necessita de exercício, e o passeio ou brincadeira são as melhores formas dele gastar energia. Dê umas voltinhas, brinque de bola e, depois de descansar ao chegar em casa, pode tentar o banho. Dessa forma, seu cão provavelmente ficará um pouco cansado e, portanto, menos enérgico durante o banho.

Hora do banho!

O banho deve ser uma experiência gostosa e relaxante para o cão, portanto cada passo precisa ser feito com calma. Filhote, jovem ou adulto, as mesmas etapas se aplicam: aproxime-se do banho de maneira gradual, calma e paciente, elogiando e recompensando o cão ao longo do caminho, tornando a experiência positiva.

  1. Escova: se os pelos do seu cachorro estiverem emaranhados, dê-lhe uma boa escovada para remover alguns nós e pelos soltos antes do banho;
  2. Água: molhe os pelos do cão até a pele, trabalhando a área do peito e pescoço, depois as costas e laterais do corpo, em direção à cauda. Evite molhar a cabeça, especialmente a região dos olhos, ouvidos e focinho. Em geral, é melhor limpar a cabeça do cachorro com um pano úmido;
  3. Shampoo: aplique o shampoo em quantidade suficiente para fazer espuma. Massageie bem. Deixe agir por 5 minutos e enxágue. Se necessário repita a aplicação e enxágue cuidadosamente;
  4. Condicionador: espalhe o condicionador no corpo molhado do animal e massageie bem. Deixe agir por alguns minutos, enxágue e seque a pelagem normalmente;
  5. Secagem: use toalhas absorventes grandes e macias para secar bem os pelos e o corpo do cão, retirando todo excesso de água;
  6. Recompensa: após o banho, não se esqueça de recompensar o seu cão com um saboroso petisco, brinquedos ou seus jogos favoritos, para que a atividade termine com uma boa nota.
No Comments

O que você achou?