fbpx

Aprenda a dar banho e cuidar do seu cão

Se você tem cachorro em casa ou pensa em adotar um, é importante conhecer os cuidados com o banho e saúde do animal. Saber fazer o banho não apenas manterá seu cão limpo e saudável, mas trará benefícios para você e sua casa também.

Banhando seu cão

Banhar o seu cão quando necessário é uma parte importante dos cuidados gerais com animais de estimação. Para cães com pele e pelagem saudáveis, o motivo mais comum para tomar banho é tirar o mau cheiro ou porque acumularam sujeira no pelo, com o benefício de remover pelos soltos, escamas e detritos e melhorar o brilho e maciez da pelagem.

Para cães com problemas de pele específicos, o banho pode fazer parte de seu plano de tratamento médico, conforme recomendado pelo seu veterinário.

Quantas vezes banhar seu cão?

A frequência varia entre cada cachorro e suas necessidades específicas. Essencialmente, os cães só devem tomar banho quando necessário – como quando estão fedidos ou com sujeira acumulada, como dissemos acima.

Se o cão for banhado com muita frequência, sem necessidade, pode ressecar a pele e o pelo e causar problemas, devido à excessiva remoção dos óleos naturais da pele e pelagem do animal. Para cães com problemas de pele específicos, o banho pode fazer parte de seu plano de tratamento médico, conforme recomendado pelo seu veterinário.

Que tipo de shampoo usar?

Seu médico veterinário pode fornecer conselhos sobre os produtos mais adequados para seu cão. Escolha sempre shampoos e condicionadores desenvolvidos especificamente para pets, como os produtos Bellokão Premium, feitos com matéria-prima importada, à base de extratos vegetais com proteínas e vitaminas, e com pH neutro que não agride a pele e não arde os olhos.

Lembrando que cães com sensibilidade ou problemas de pele devem usar shampoos específicos hipoalergênicos. Teste uma pequena quantidade do produto para garantir que não haja reação ou irritação. Senão, fale com seu veterinário para que lhe oriente.

Onde dar banho no seu cão

O melhor (ou mais fácil) lugar para dar banho no seu cachorro vai depender de circunstâncias individuais. Para alguns cães, pode ser mais fácil dar banho do lado de fora da casa, no quintal ou área de serviço. Tutores de cachorros de médio e grande porte, que são mais pesados, evitarão levantá-los do chão. Isso também pode ser uma boa opção para cães que tentam pular da banheira. Cães menores ou mais calmos podem ser dar bem com um banho gostoso de banheira ou tina.

Importante é prestar atenção à temperatura da água, que esteja agradável para o animal – nem muito quente, nem muito fria. Alguns tutores optam por usar uma mangueira de jardim em baixa pressão, mas o balde é a melhor opção para controlar a temperatura da água. Embora banhos em época de frio sejam mais raros, caso for banhar seu cão, é ideal que a água esteja morninha.

Serviços profissionais de banho

Se você precisar de ajuda para dar banho no seu cão, entre em contato com a clínica veterinária local, eles geralmente fornecem serviços de banho e os profissionais de saúde costumam trabalhar em conjunto com as clínicas veterinárias.

Por enquanto é isso. No próximo post veremos algumas dicas de como treinar e acostumar seu cão a aproveitar o tempo do banho, tornando a atividade gostosa para o animal.

Secando o cachorro

Enquanto é natural do cão sacudir-se para tirar o excesso de água do corpo, você deve ajudar o animal a secar-se com toalhas absorventes. Enxugue bem o cão com a toalha, esfregando com leveza os pelos e seu corpo, até tirar todo o excesso de água. Depois disso, a maioria dos cães pode secar naturalmente.

Evite usar secador de cabelo, pois a maioria dos cães não se dá bem e eles também podem ficar muito quentes. Os serviços de banho e tosa usam sopradores, claro, mas lembre-se que são profissionais experientes, que sabem lidar com o cão na hora do banho.

No Comments

O que você achou?