fbpx

Coronavírus: como limpar superfícies?

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) fez muitos reforçarem os hábitos de limpeza tanto com a casa como com objetos de uso pessoal, como roupas e celulares. Inevitavelmente, as dúvidas começaram a surgir. Neste post, retirado em sua maior parte de matéria publicada no UOL Viva Bem, você pode entender melhor quais produtos são indicados e como fazer a limpeza:

Água e sabão são eficientes contra o coronavírus?

Sim. O vírus possui uma camada protetora que protege seu material genético. O sabão age quebrando essa camada, inutilizando-o. É importante lembrar que as mãos devem ser lavadas com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos.

É melhor lavar com água e sabão ou desinfetar?

Tanto a água com sabão como os desinfetantes agem destruindo a camada de gordura que protege o interior do vírus, eliminando sua capacidade de infecção. O desinfetante, porém, tem em sua composição componentes que agem na limpeza também contra outros tipos de microorganismos.

Desinfetante mata o novo coronavírus?

Sim. O tenso ativo do desinfetante age “quebrando” a camada de lipídios que envolve o vírus e protege seu material genético, eliminando portanto sua capacidade de infecção. O desinfetante concentrado Vet+20 possui tenso ativo quaternário de amônio, recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa na limpeza de superfícies, no combate ao novo coronavírus.

Vet+20 é o desinfetante com maior concentração de quaternário de amônio do mercado, 25,7% e portanto é mais eficaz na limpeza profunda dos ambientes da casa. Por ser mais concentrado, Vet+20 também rende mais, sem perder a eficácia, seguindo as instruções de diluição no rótulo.

Álcool em gel mata o novo coronavírus?

Quando em contato com o álcool em gel, com concentrações entre 60% e 80%, o vírus perde sua capacidade de infecção. Isso também acontece com o álcool líquido, mais utilizado na limpeza doméstica.

Quantas vezes por semana devo limpar a casa?

Manter a limpeza à rotina normal (de preferência uma vez por semana) já é o suficiente. Por outro lado, se há circulação de pessoas que continuam trabalhando fora ou em áreas de risco (como hospitais), a limpeza precisa ser reforçada e feita mais vezes na semana.

Como limpar a casa quando alguém está infectado com o novo coronavírus?

A limpeza pode ser feita normalmente, usando os produtos de limpeza comuns, como água e sabão, água sanitária e desinfetante. Porém, o melhor é que o doente fique em um cômodo isolado, evitando contaminar as demais áreas da casa e, se possível, que ele mesmo realize a limpeza.

Se não for possível, é preciso tomar alguns cuidados, como utilizar máscara e luvas na hora de entrar para fazer a higienização e se policiar para não colocar as mãos no rosto enquanto realiza a tarefa. Tanto a máscara quanto as luvas devem ser descartadas após o uso para evitar infecção cruzada. Lave as mãos com água e sabão após o processo.

O que fazer com o lixo de uma pessoa infectada?

Ele deve retirado juntamente com o lixo comum da casa. Não é necessário usar luvas; o importante é evitar contato com o rosto durante a tarefa e lavar as mãos com água e sabão após o término, evitando encostar nas coisas enquanto isso não for feito.

Preciso desinfetar as compras do mercado?

Embora algumas pessoas estejam fazendo isso, não é essencial. No entanto, não é bom colocar as sacolas de compras em balcões ou mesas onde são preparados os alimentos ou as refeições são feitas. Sacolas plásticas também podem ser guardadas e reaproveitadas posteriormente.

Como lavar alimentos para evitar o novo coronavírus?

A higiene tanto das mãos antes do preparo como dos próprios alimentos é importante não apenas como forma de prevenção (já que o vírus é novo e aprendemos sobre ele todos os dias) como também para evitar outras doenças. O recomendado é lavar os alimentos e usar, quando possível, uma solução higienizadora para garantir a eliminação de microrganismos.

Como devo limpar o celular?

O álcool em gel ou líquido a uma concentração de 70% já é suficiente para higienizar o aparelho. Use um pano para limpar o aparelho, e outro pano seco para tirar o excesso do produto.

Como devo limpar meu carro?

O mesmo álcool 70% recomendado para a limpeza doméstica e das mãos pode ser usado no carro, principalmente no volante. Use um pano de microfibra para evitar arranhões e não soltar fios durante a limpeza.

Como higienizar as roupas quando chego em casa?

O ideal é tirar a roupa antes de entrar em casa para evitar contaminação em outros objetos. A roupa retirada pode ser misturada às outras no cesto de roupa suja e lavada junto com outras peças.

Devo limpar a sola dos sapatos com água sanitária?

Embora a limpeza não seja contraindicada, o melhor mesmo é deixar o sapato na entrada da casa, na ‘área suja’, e deixar um chinelo ou outro sapato para uso apenas nas áreas internas.

1 Comment
  • Cristiane Ferreira
    Posted at 20:09h, 29 maio Responder

    Ótimas informações. Adorei!

O que você achou?