fbpx

Setembro Amarelo: cães ajudam na prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo, criado em 2015, é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A primeira medida preventiva, de acordo com o CVV (Centro de Valorização da Vida), é falar com responsabilidade sobre o assunto. A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega ou profissionais bem capacitados para conversar e acompanhar quem esteja passando dificuldade.

Pet terapeuta

O pet terapeuta recebe este título por trazer benefícios tanto para a saúde física quanto mental e emocional do paciente. Esses bichinhos ajudam pessoas com dificuldades de aprendizagem, socialização, deficiência mental, bem como pessoas com depressão, que é um dos motivos que pode levar ao suicídio.

De acordo com o CSA, ter a sensação de vazio, insegurança, insônia, falta de motivação, ansiedade e irritabilidade são sintomas comuns da depressão, e a companhia de um pet pode ajudar. Afinal, ter um animalzinho em casa ajuda a aliviar o stress, melhora a interação com outras pessoas, a atenção e autoestima. Os cachorros, por exemplo, são ótimos ouvintes e promovem uma série de benefícios na rotina, como:

  • Conhecer e interagir com mais pessoas;
  • Ser mais positivo;
  • Reduzir o sentimento de solidão;
  • Incentivar a prática de exercícios;
  • Ajudar a superar perdas;
  • Aumentar o sentimento de responsabilidade.

Por isso, para muitas pessoas que se sentem sozinhas ou são muito tímidas a companhia de um pet pode ajudar bastante. Essa matéria do Estadão tem um relato incrível sobre a importância da presença do cão na recuperação emocional da pessoa. É muito benéfica a combinação do tratamento psicológico ou psiquiátrico com os cuidados com os pets. Se você não se sente preparado ou não pode ter um cachorrinho em casa, uma opção é procurar a terapia assistida por animais.

É importante ressaltar que, em casos que o risco de suicídio é persistente, em que o paciente compromete sua própria segurança e/ou de outras pessoas, intervenções são necessárias. Muitas vezes, o primeiro passo é simplesmente “pôr pra fora”, desabafar. Para falar com voluntários do CVV, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas.

No Comments

O que você achou?