fbpx

Ensine seu cão a fazer xixi no lugar certo

Os cachorros procuram fazer as necessidades longe dos seus locais de alimentação e repouso, mas nem sempre onde o tutor gostaria. Tanto filhotes quanto adultos podem aprender se forem ensinados da forma correta. Veja algumas dicas para condicionar seu doguíneo a fazer o xixi e o cocô onde você quiser:

Determine o local que servirá de banheiro

Seu cão pode aprender a fazer as necessidades no local que você escolher. Pode ser o quintal, a área de serviço do apartamento, ou onde você considerar mais adequado. Duas opções comuns no início do treinamento são o jornal e o tapete higiênico, que devem cobrir uma área maior para ajudá-lo.

A melhor opção é se aliar a produtos educadores, como a linha Bellokão de educadores para te ajudar no condicionamento do cão em urinar no local desejado.

Uma ajudinha da Bellokão

O Atraikão e o Xixi Aqui gotas contém um atraente olfativo que estimula o animal a fazer xixi e cocô no local que você determinar. Já o Repelekão evita que ele urine, morda ou arranhe os locais onde você aplicar o produto.

E para uma limpeza rápida, o pó absorvente Xixi Aqui transforma rapidamente a urina do cachorro em um gel que pode ser varrido e jogado no lixo, acabando também com o mau cheiro.

Conheça os produtos abaixo:

Defina funções a cada espaço

Crie brincadeiras com seu cachorro nas outras áreas da casa, e crie um espaço gostoso para ele descansar. Isso também ajuda que ele associe os cômodos da casa a locais de convivência e evite usá-los para fazer xixi e cocô.

Recompense os acertos

Quando o cachorro fizer xixi e cocô no local que você determinou, recompense com carinho e petiscos. O momento certo da recompensa é imediatamente após ele terminar de fazer suas necessidades, assim ele relaciona a recompensa ao ato de fazer xixi e cocô no lugar certo.

Atenção: se você demorar mais de 5 segundos para recompensá-lo, a associação pode ser comprometida. Ver o xixi feito no lugar certo, chamar o cão e recompensá-lo também não vai funcionar.

Evite as broncas

Acidentes acontecem, e pode ser que seu cão faça as necessidades fora do local que você determinou. Por pior que seja a situação, ignore e simplesmente limpe o local, eliminando o mau cheiro.

Dar broncas ou castigar o cão vai afetar sua relação, e até incentivá-lo a repetir o comportamento indesejado em busca de atenção. Ele pode até aparentar se sentir “culpado”, mas provavelmente não associará a bronca ao fato de ter feito xixi ou cocô no lugar errado.

1 Comment
  • Cibele Cavalcante Bernardo
    Posted at 07:04h, 15 julho Responder

    Muito legal

O que você achou?