fbpx
Gato ao lado da caixa de areia

Aprenda a fazer areia de gato caseira

Uma das características mais bacanas dos felinos é como eles aprendem, quase automaticamente, a fazer suas necessidades na caixa de areia. Gatos são muito limpos e, embora alguns filhotes possam demorar um pouquinho mais para aprender, é do instinto deles assimilar o lugar adequado para urinar e defecar na casa nova.

O que muita gente não sabe é que a qualidade e o tipo de areia para gato que o tutor escolhe pode facilitar ou dificultar a adaptação do gato à caixinha. Pensando nisso, e no meio ambiente, tem gente buscando alternativas naturais e ecológicas, e fazendo areia para gato em casa.

A areia para gato feita com material biodegradável, normalmente vegetais, que se decompõem facilmente na natureza e não agridem o meio ambiente, pode ser feita em casa com ingredientes que a gente encontra em qualquer mercado, feira ou lojas de produtos naturais:

Areia para gato com fubá

O fubá, ou farinha de milho, é biodegradável e forma torrões sólidos e firmes quando entra em contato com o xixi e o cocô. Por isso, é uma alternativa às areias aglomerantes industrializadas. Outra opção é a canjiquinha com grãos mais grossos ao invés do fubá.

Areia para gato com farinha de mandioca

Assim como o fubá, a farinha de mandioca também é biodegradável e forma torrões sólidos, ou seja, tem efeito aglomerante quando em contato com a urina e fezes do bichano. Uma boa ideia é juntar o fubá com a farinha de mandioca e fazer uma super areia totalmente natural para seu gatinho.

O único problema é que talvez o cheirinho da farinha de mandioca deixe seu gato com vontade de comer o que estiver na caixa de areia, então preste atenção no comportamento do animal.

Areia de gato com trigo

Dessa vez é importante usar o grão, e não a farinha, ok? A farinha de trigo que você compra no supermercado é muito fina e vai se espalhar por toda a casa. Por isso, é melhor comprar o grão de trigo e moer você mesma, utilizando um moedor elétrico até conseguir um farelo, mas não uma farinha. Dá mais trabalho, mas o resultado compensa.

Você também pode perguntar nas lojas de produtos naturais se oferecem o trigo já moído para facilitar seu trabalho. E se quiser melhorar a ação aglomerante da sua areia caseira, é só acrescentar um pouco de fubá ou farinha de mandioca.

Areia para gato com serragem

Totalmente biodegradável, as sobras de madeira normalmente são desperdiçadas na marcenaria ou carpintaria do seu bairro, então talvez você possa aproveitar. Somente certifique-se que aquela serragem não foi exposta a nenhum tipo de produto químico, verniz ou cupinicida, por exemplo, pois eles farão mal ao gato.

Areia comum para gato ou terra

Areia comum ou terra que se compra em lojas de material de construção também são alternativas acessíveis, e podem ser misturadas para um resultado melhor, com maior poder absorvente e aglomerante.

E o mau cheiro, como fica?

Para acabar com o fedô de xixi e cocô da caixinha de areia caseira do seu bichano, a Vet+20 tem o eliminador de odor Tira-Cheiro, feito com extratos vegetais e que age profundamente neutralizando o mau cheiro da caixinha, dos ambientes como a área de serviço e os banheiros, quintais e etc., deixando um agradável perfume.

No Comments

O que você achou?